Barras Vermelhas e Azuis Montessori - Tutorial (DIY)


Se você não tem boas lembranças da matemática na sua infância, acredite: não precisa ser assim!

Em montessori as crianças trabalham muito a partir das experiências com as mãos, partindo primeiro do concreto, tangível e sensorial para só então entrar no campo abstrato.
A observação científica estabeleceu então que a educação não é o que o professor dá; a educação é um processo natural conduzido espontaneamente pelo indíviduo e é adquirido não pela audição de palavras, mas pelas experiências proporcionadas pelo ambiente. - Maria Montessori, Education for a New World, p.3


Sobre as Barras Vermelhas e Azuis

As barras vermelhas e azuis ajudam a criança a perceber que os números crescem, um a um, de forma gradativa e proporcional. Ela consegue diferenciar cada unidade com uma cor intercalada, sendo a barra menor (com 10 cm) uma representação do número 1. E ao ser enfileirada com a barra que representa o número 2 (20 cm), por exemplo, a criança irá perceber de forma muito simples que o resultado é a mesma proporção da barra que representa o 3 (30 cm).

As barras ajudam também a clarear a confusão natural que muitas crianças possuem ao contar a variação de quantidades (1,2,3,4...) sobre um mesmo tipo de objeto. O volume aumenta, mas a proporção não fica tão clara.
Quando se apresenta as barras aos pequenos, percebe-se logo como começam a interessar-se pela numeração. - Maria Montessori, A Descoberta da Criança, p.258
Dessa forma, a matemática pode ser fascinante para essas pequenas mentes absorventes, ao notarem que conseguem compreender de forma clara e tangível a diferença entre cada quantidade para, só depois, associar aos símbolos numéricos.

Nós fizemos nossas barras em casa, de forma bem acessível. Acredito que Montessori pode e precisa ser acessível para que mais crianças tenham acesso a essa filosofia tão fascinante. Por isso, vim dividir com vocês como fizemos ❤


Materiais:

  • Barras de madeira Pinus (as minhas tinham 2cm de expessura)
    • No total você precisa de 5,5 metros (comprei 6 barras de 1 metro).
  • Pincel ou rolinho de pintura
  • Lixas para madeira
  • Tinta PVA (vermelha e azul)
  • Selante ou verniz
  • Fita cola (durex)


PASSO 1:

  • Você mesmo pode cortar (ou pedir a um profissional), nas seguintes proporções: 10cm, 20cm, 30cm, 40cm, 50cm, 60cm, 70cm, 80cm, 90cm e a maior de 1 metro.
  • Lixe as pontas para o corte ficar mais suave e não machucar a criança.


PASSO 2:

  • Isole com fita os espaços para pintar primeiro as cores vermelhas (a barra 1 será toda vermelha).
  • ❗ Atente-se para deixar todos os espaços vermelhos com 10cm de altura (portanto a fita ficará tampando parte do que seria o espaço azul).
  • Pinte os 4 lados (essa parte demora mesmo): aconselho esperar secar e só depois ir ao próximo lado.



PASSO 3:

  • Espere secar e faça o mesmo processo com as partes azuis.
  • Ao final, acerte as possíveis falhas das junções com um pincel fino.
  • Passe um verniz selante e pronto ❤



Sugestão de Atividade

Aqui as barras estavam em ordem aleatória dentro da base (que fizemos com caixa de papelão encapado com folha de EVA). Assim ela tinha o trabalho de reconhecer e organizar por ordem decrescente, contar as divisões em cada barra e relacionar com o símbolo numérico.


DIY montessori matemática
Tutorial Numbers rods


⚠️Vejam como esse material é rico: a barra maior possui 1 metro de altura e a menor 10cm. Fica muito mais fácil a criança perceber a diferença concreta entre o 1 e o 10, por exemplo. Ela toca, compara, percebe que a maior é quase do tamanho dela e representa 10x a menor. A criança aprende sozinha, comparando, tocando, experimentando, medindo coisas ao seu redor. A matemática se torna tangível 💗


Quer mais sugestões?

Acompanhe nosso Instagram para ver nossa rotina e sugestões de como aplicar esses materiais em atividades para as crianças. Lá você também vai ficar por dentro das novidades e próximos materiais disponíveis.




Com amor,

Alyne Lesqueves
Barras Vermelhas e Azuis Montessori - Tutorial (DIY) Barras Vermelhas e Azuis Montessori - Tutorial (DIY) Reviewed by Alyne - Mamischool on junho 17, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.