Se você não tem boas lembranças da matemática na sua infância, acredite:
não precisa ser assim!
Em montessori as crianças trabalham muito a partir das experiências com as mãos, partindo primeiro do concreto, tangível e sensorial para só então entrar no campo abstrato.
A observação científica estabeleceu então que a educação não é o que o professor dá; a educação é um processo natural conduzido espontaneamente pelo indíviduo e é adquirido não pela audição de palavras, mas pelas experiências proporcionadas pelo ambiente. - Maria Montessori, Education for a New World, p.3
Sobre as Barras Vermelhas e Azuis
As barras vermelhas e azuis ajudam a criança a perceber que os números crescem, um a um, de forma gradativa e proporcional. Ela consegue diferenciar cada unidade com uma cor intercalada, sendo a barra menor (com 10 cm) uma representação do número 1. E ao ser enfileirada com a barra que representa o número 2 (20 cm), por exemplo, a criança irá perceber de forma muito simples que o resultado é a mesma proporção da barra que representa o 3 (30 cm).
As barras ajudam também a clarear a confusão natural que muitas crianças possuem ao contar a variação de quantidades (1,2,3,4...) sobre um mesmo tipo de objeto. O volume aumenta, mas a proporção não fica tão clara.
Quando se apresenta as barras aos pequenos, percebe-se logo como começam a interessar-se pela numeração. - Maria Montessori, A Descoberta da Criança, p.258
Dessa forma, a matemática pode ser fascinante para essas pequenas mentes absorventes, ao notarem que conseguem compreender de forma clara e tangível a diferença entre cada quantidade para, só depois, associar aos símbolos numéricos.
Nós fizemos nossas barras em casa, de forma bem acessível. Acredito que Montessori pode e precisa ser acessível para que mais crianças tenham acesso a essa filosofia tão fascinante. Por isso, vim dividir com vocês como fizemos ❤
Materiais:
- Barras de madeira Pinus (as minhas tinham 2cm de expessura)
- No total você precisa de 5,5 metros (comprei 6 barras de 1 metro).
- Pincel ou rolinho de pintura
- Lixas para madeira
- Tinta PVA (vermelha e azul)
- Selante ou verniz
- Fita cola (durex)
PASSO 1:
- Você mesmo pode cortar (ou pedir a um profissional), nas seguintes proporções: 10cm, 20cm, 30cm, 40cm, 50cm, 60cm, 70cm, 80cm, 90cm e a maior de 1 metro.
- Lixe as pontas para o corte ficar mais suave e não machucar a criança.
PASSO 2:
- Isole com fita os espaços para pintar primeiro as cores vermelhas (a barra 1 será toda vermelha).
- ❗ Atente-se para deixar todos os espaços vermelhos com 10cm de altura (portanto a fita ficará tampando parte do que seria o espaço azul).
- Pinte os 4 lados (essa parte demora mesmo): aconselho esperar secar e só depois ir ao próximo lado.
PASSO 3:
- Espere secar e faça o mesmo processo com as partes azuis.
- Ao final, acerte as possíveis falhas das junções com um pincel fino.
- Passe um verniz selante e pronto ❤
Sugestão de Atividade
Aqui as barras estavam em ordem aleatória dentro da base (que fizemos com caixa de papelão encapado com folha de EVA). Assim
ela tinha o trabalho de reconhecer e organizar por ordem decrescente,
contar as divisões em cada barra e relacionar com o símbolo numérico.
⚠️Vejam como esse material é rico: a
barra maior possui 1 metro de altura e a menor 10cm. Fica muito mais
fácil a criança perceber a diferença concreta entre o 1 e o 10, por
exemplo. Ela toca, compara, percebe que a maior é quase do tamanho dela e
representa 10x a menor. A criança aprende sozinha, comparando, tocando,
experimentando, medindo coisas ao seu redor. A matemática se torna
tangível 💗
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Alyne Lesqueves
Barras Vermelhas e Azuis Montessori - Tutorial (DIY)
Reviewed by Alyne - Mamischool
on
junho 17, 2020
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